MAQUIAGEM

Primer: Saiba como escolher o melhor para sua pele!

Primer: Saiba como escolher o melhor para sua pele!

Viviane Rosa Atualizado em Maio de 2023

Hoje vamos falar sobre o Primer para maquiagem, nosso queridinho.

Essa maravilha cria uma película que prepara nossa pele atuando em vários aspectos, além de prolongar a fixação e duração da maquiagem.

Nos olhos por exemplo, vai realçar e ativar as cores da sombra.

Apesar de ser em alguns casos dispensável, o Primer é um dos principais itens do nosso kit de produtos de maquiagem que temos de ter na nossa necessaire.

Então vamos lá?

melhor primer para maquiagem

Para que server o Primer

O Primer é um produto utilizado na pré-maquiagem, aplicado após a hidratação da pele, antes da base para maquiagem (na maioria das vezes) e do pó compacto.

Ele prepara a pele para a maquiagem através das seguintes funções:

  1. Amenizar as linhas de expressão;
  2. Fechar os poros da pele;
  3. Uniformizar o tom da pele;
  4. Reduzir a vermelhidão e melhorar a aparência da pele;
  5. Hidratar a pele;
  6. Controlar a oleosidade da pele;
  7. Prolongar a duração da maquiagem.

Quando e como usar o Primer

Diferente do que vemos dizer por aí, o Primer não é o primeiro produto a ser utilizando antes da maquiagem.

É muito importante sempre se lembrar dos primeiros passos antes de iniciar sua criação. Efetuar a limpeza da pele, hidratar e proteger a pele é fundamental.

O produto é então, aplicado após a limpeza da pele, após a hidratação e aplicação do protetor solar.

Essa rotina saudável vai garantir que sua pele seja menos afetada pelo uso dos produtos utilizados na maquiagem.

primer é hidratante e protetor solar

Tipos de Primer

Os Primers são diferentes para cada local de aplicação. Há produtos para o rosto, olhos e lábios:

Primer para o rosto

Mais comum e mais conhecido, o Primer para o rosto vai preparar a pele, deixando-a mais uniformizada, com um aspecto aveludado. Outro benefício é que ele auxilia no processo de fixação e duração da maquiagem.

primer para o rosto

Primer para os olhos

O Primer para os olhos já é utilizado para atenuar as linhas de expressão dessa área e auxiliar também na fixação da maquiagem, no que diz respeito à sombra e ao lápis para olhos.

Ele também dá aquela força para a reforçar a cor escolhida para a sombra.

primer para os olhos

Primer para os lábios

Já o Primer para os lábios vai hidratar e proteger os lábios contra o ressecamento causado pelos batons.

Diferente do produto para rosto e lábios, ele não vai prolongar a duração do batom, mas vai ajudar a fixar, evitando o escorrimento do gloss por exemplo.

Primer para os lábios

Primer a base de água ou óleo

É importante antes de comprar o seu Primer, verificar qual é o seu tipo de pele. O produto à base de óleo por exemplo, é ideal para mulheres que tem uma pele mais seca.

Já as mulheres que tem uma pele mais oleosa, vai precisar utilizar um Primer à base de água, que vai controlar e evitar uma oleosidade excessiva da pele.

primer para o rosto à base de água e óleo

Como usar o Primer para maquiagem

A aplicação do Primer é simples e pode até ser feita com as mãos.

Mas vale dizer que o produto para os olhos deva ser aplicado com auxílio de um pincel. Já o produto para os lábios pode ser aplicado usando o próprio tubinho.

Mas atenção. Nem todo mundo indica passar o primer com as mãos. Profissionais por exemplo, indicam usar pincéis de base

Passo a passo para aplicação:

1. Efetuar a limpeza da pele;

É imprescindível fazer a limpeza da pele antes de qualquer maquiagem. Remover a sujeira e impurezas para que a pele receba a maquiagem e se mantenha limpa e saudável para as próximas criações.

2. Hidratar a pele;

Há quem evite o uso do hidratante por achar que ele irá criar uma camada densa e tornar a maquiagem mais pesada. Isto é um erro.

Mesmo que o produto possua hidrantes, é importante usar um produto próprio para esse fim, a fim de nutrir e manter a pele saudável.

3. Conferir a quantidade a ser aplicada

No parte de cima das mãos, deposite uma quantia pequena do produto, semelhante ao tamanho de um grão de feijão, para que você não exagere na aplicação do produto.

Aplicação do Primer no rosto

A aplicação do Primer no rosto pode ser feita com as mãos. Deve ser aplicado com movimentos circulares suaves, de forma a conseguir uma aplicação uniforme, com uma cobertura suave do produto.

4. Aplicação nos olhos

Se você não tem olheiras, um produto que combine com a cor da sua pele é suficiente. Se você tem uma olheira considerável, talvez um produto para olhos com uma tonalidade verde vai neutralizar essa vermelhidão da pele.

Primers cremosos, em gel ou líquidos, devem ser aplicados com um pincel pequeno ou, se for o caso, com a ponta dos dedos.

Aplique e espalhe uma pequena quantidade (semelhante ao volume de um grão de arroz) nas pálpebras e espalhe sem esfregar, com pequenas batidinhas, até chegar a uma camada consistente.

5. Aplicação nos lábios

A aplicação do produto nos lábios é simples e pode ser feita diretamente através do tubinho ou bastão. Espalhe o produto para que a aplicação se dê de forma uniforme. Se notar algum excesso, remova-o com ajuda de papel ou toalha.

O produto para os lábios exige um tempinho de descanso. Deixar o produto agir. Portanto sugerimos que ele seja aplicado logo após o produto para o rosto. Assim você vai deixar ele descansando até a hora de passar o batom, que é o último passo da maquiagem.

Cuidados com o Primer para maquiagem

Uma dica responsável e importante é: não durma com o Primer no rosto. É preciso limpar bem a pele antes de pegar no sono porque o produto pode fazer muito mal a sua pele.

O que dizem as blogueiras e influencers?

Adoramos ver essas musas compartilhando suas experiências com a gente. E de fato elas brilham!

Veja o que elas dizem:

Mariana Saad

Vic Ceridono

E o Primer caseiro? Tá valendo?

Algumas colegas nos contam casos de pessoas que criam seus próprios produtos, seja através de uma receita caseira, com alimentos e produtos naturais. Ou através da mistura de vários cosméticos e produtos de beleza.

O que importa é o resultado né? Mas nunca se esqueça: não é permitido esquecermos da limpeza e hidratação da pele tá? Esses passos são fundamentais!  😉

Veja a receia da linda Juliana Goes

Como você usa o Primer?

Compartilha com a gente marcando a @makeupnobrasil lá no insta!!

Bjos e #letsmakeup  😉


SHARE